× HOME UNIDADES SOBRE BLOG CONTATO
WhatsApp PRIME: (31) 98224.7000 WhatsApp RAJA: (31) 98224.7000 WhatsApp STO AGOSTINHO: (31) 99595.1914

Colegas de trabalho: como manter um bom relacionamento no ambiente corporativo?

Colegas de trabalho: como manter um bom relacionamento no ambiente corporativo?

AUTOR

flavio

DATA

25/08/2021

COMENTÁRIO

  • (0)
  • Comentário

Provavelmente você já escutou o ditado “Amigos? Amigos. Dinheiro à parte!” quando o tema sobre relacionamento dentro da empresa foi abordado.

Existe um tabu enraizado na cultura brasileira, que propaga a falsa ideia de que no ambiente corporativo não é possível se aproximar das pessoas. 

Colegas de trabalho, chefes, terceirizados e até mesmo a cooperação dentro de um coworking em BH, por exemplo, são relações julgadas pela falta de fidelidade e amizade. 

Nada é de confiança, segundo essa teoria do senso comum. Complicado, não é mesmo?

Mas como é possível sobreviver com esse afastamento e falta de laços dentro do trabalho? O regime previdenciário exige que as pessoas tenham pelo menos 30 anos de contribuição para se aposentarem.

É impossível viver tanto tempo sem se aproximar de outros colaboradores dentro do seu emprego. Como já dizia Aristóteles, “o homem é um sujeito social que, por natureza, precisa pertencer a uma coletividade”.

Por isso, neste artigo vamos discutir a importância de um bom relacionamento com os colegas de trabalho.

Continue aqui e entenda mais sobre o assunto!

Por que é importante manter bom relacionamento no trabalho?

É importante manter um bom relacionamento no ambiente corporativo para que a produção seja colaborativa entre os colegas de trabalho. 

Quando apenas um funcionário foca no core business da empresa e os demais empregados ficam à parte da produção, pode ocorrer uma sobrecarga de trabalho em somente uma pessoa, além de surgirem desentendimentos entre a equipe.

Essa falta de comunicação adequada entre os colegas de trabalho gera muita insatisfação dentro das empresas. 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva mostra que cerca de 56% dos brasileiros, em 2017, estavam insatisfeitos com o seu trabalho formal. Boa parte das reclamações envolviam o relacionamento com outras pessoas no ambiente. 

É essencial manter uma relação estável e próxima entre os colaboradores para reduzir a taxa de turnover e até mesmo impedir que os funcionários desenvolvam a síndrome de burnout.

Colegas de trabalho: saiba agir como uma boa companhia

colegas de trabalho se divertindo

A cultura e os valores da empresa devem ser os primeiros a mudar.

Se o negócio não inspira e nem mesmo ensina os seus funcionários a serem bons colegas de trabalho, meio caminho cai por água abaixo.

A relação de cooperação é essencial para que a produção se desenvolva. Mas, acima disso, a aproximação entre os funcionários é fundamental para que eles se sintam felizes no espaço em que trabalham.

É importante também que os próprios empregados tenham hábitos sociáveis, com uma comunicação não violenta.

Veja a seguir como agir nesse espaço e ser uma boa companhia durante as horas de trabalho:

  1. Respeite as individualidades

Em primeiro lugar, a primeira atitude básica a se tomar no círculo de colegas de trabalho é o respeito. 

Não existe nenhum ser humano igual. Cada um possui sua individualidade, características e costumes enraizados.

Dentro disso é importante também discutir sobre o respeito às minorias. Muitos programas de grandes empresas, como a Magalu, incentivam projetos para mulheres e grupos LGBTQIA +.

  1. Ajude os colegas de trabalho

A cooperação é a palavra-chave para as empresas. Se os colegas de trabalho não se ajudam, isso gera uma instabilidade no ambiente e pode até mesmo afetar a produtividade.

É essencial que os próprios funcionários reconheçam que a ajuda aos colegas não gera concorrência, mas bons resultados para o negócio e admiração entre a equipe. 

A empresa também deve estar presente, com palestras e cursos que incentivem a produção em grupo, e que mostre a importância de atuar no mercado de trabalho com outras pessoas.

  1. Entenda os limites de cada um

Nem sempre o que um é capaz de fazer, o outro consegue. Mas isso não significa que existe um vão entre o potencial dos funcionários.

Cada pessoa possui o seu limite, que precisa ser respeitado. Nem todos gostam de trabalhar escutando música, por exemplo. Já outros só produzem dessa forma e precisam de alguma melodia para se desenvolver no serviço.

O certo é encontrar um meio termo, que respeite a necessidade de todos. Você gosta de trabalhar com música? Coloque um fone de ouvido. 

Essa alusão pode servir para diferentes situações. 

  1. Saiba separar os momentos

Mesmo que você seja íntimo do seu colega de trabalho, é importante distinguir os momentos de brincadeiras das horas de atuação.

Isso não é uma camisa de força, em nenhum momento recomendamos que você deixe de se divertir dentro da empresa. Mas é necessário entender que algumas ocasiões exigem seriedade.

Você não faz piadas inadequadas durante uma reunião, não é mesmo? Tomar essa atitude pode soar desrespeitoso e até mesmo levar a uma demissão. 

Portanto, saiba separar os momentos, principalmente quando envolve respeito e seriedade entre os colaboradores.

APROVEITE E LEIA / COMO FAZER NETWORKING?

Colegas de trabalho no home office

colegas de trabalho em home office

Em 2020 houve uma expansão avassaladora do home office no mundo. 

Devido à pandemia da Covid-19, as pessoas tiveram que abandonar o trabalho alocado na empresa e transformaram as suas casas em um ambiente corporativo.

Mas como manter uma boa relação entre colegas de trabalho se as ferramentas digitais de comunicação possuem ruídos? 

Nem todos respondem na mesma velocidade, algumas pessoas não entendem a mensagem escrita, isso sem contar que muitos chefes ultrapassam o horário de trabalho sem respeitar o descanso de seus funcionários.

Enfim, foi um problema muito latente em 2020, mas que está caminhando para uma solução em 2021.

Se na sua empresa o home office foi adotado integralmente, veja o que fazer para melhorar a relação entre os colegas de trabalho:

  • Respeite o horário de trabalho e evite mandar mensagens sobre o serviço nas horas de descanso dos outros colegas;
  • Entenda que as ferramentas de comunicação como Slack, Telegram ou WhatsApp são meios para se comunicar, mas que nem todos respondem de imediato;
  • Implemente estratégias para o trabalho assíncrono, pois o serviço remoto é cheio de surpresas e todos estão suscetíveis a ter problemas com energia, internet e outras situações. 

Conclusão

Mesmo que o ambiente corporativo carregue seus mitos sobre o relacionamento entre colegas de trabalho, você deve tirar isso da sua mente, pois boa parte de sua vida será dentro desse espaço! 

Se você não melhorar a sua relação com os outros colaboradores, as chances de desenvolver um problema, até mesmo psiquiátrico, são grandes.

Por isso, saiba respeitar todos a sua volta e entenda que a cooperação é fundamental tanto para a sua vida como para o trabalho. Nós somos seres humanos sociáveis e precisamos manter um bom relacionamento para sobreviver.

No ambiente de trabalho não seria diferente.

Curtiu o artigo? Aproveite para ver outros temas como esse no blog da Space Job!

COMENTE