× HOME UNIDADES SOBRE BLOG CONTATO
WhatsApp PRIME: (31) 98224.7000 WhatsApp RAJA: (31) 98224.7000 WhatsApp STO AGOSTINHO: (31) 99595.1914

Como fazer networking: aprenda dicas para turbinar sua carreira

Como fazer networking: aprenda dicas para turbinar sua carreira

AUTOR

flavio

DATA

19/07/2021

COMENTÁRIO

  • (0)
  • Comentário

Aprender como fazer networking é muito importante para a vida profissional. Sabe aquele diferencial de manter uma boa vida social? Pois ele também vale na hora de conseguir um bom emprego!

Portanto, apostar na estratégia do networking é uma chave para a porta do sucesso nos negócios. Mas essa ação precisa ser feita com eficiência, para garantir bons contatos. 

Muitos profissionais têm dificuldades de conseguir oportunidades no mercado e por isso as dúvidas sobre como fazer ou aumentar sua rede de networking costumam ser um problema recorrente. 

Pensando nisso, preparamos esse artigo para te explicar com mais detalhes sobre como fazer networking e, desse modo, turbinar as chances de garantir boas oportunidades. Então, mantenha o foco e continue conosco!

O que é o networking? 

Networking é a habilidade de criar uma rede de contatos importantes para a sua carreira ou para o seu negócio. 

Quanto mais extensa de bons contatos é a sua rede, maiores são as chances de conseguir um ótimo emprego, independente de qual área ou nível hierárquico você pretenda assumir. 

Assim, a sua capacidade de fazer e manter os contatos relevantes deve ser trabalhada. Exercitar essa habilidade não contribui somente para a sua carreira.

Cultivar bons contatos também trabalha o seu lado pessoal, ajudando a  lidar com diferentes tipos de pessoas e situações nas quais você poderá estar aberto a vários tipos de convites, seja para trabalho ou novos networkings. 

Capacitar a habilidade de como fazer networking também vale para quem é empreendedor, porque também aumenta as oportunidades de bons negócios e investimentos. 

Como fazer networking de forma eficiente

Para fazer networking de forma eficiente é preciso estabelecer boas relações com diferentes tipos de pessoas, seja no campo pessoal ou profissional. 

Não pense em se aproximar das pessoas apenas com o intuito de obter vantagens. Tenha relações verdadeiras e, com isso, sua chance de conseguir sucesso profissional irá aumentar drasticamente. 

Nesse sentido, preste atenção e confira as dicas abaixo sobre como fazer networking de forma eficiente. 

Mantenha os contatos

Uma boa forma de fazer networking está nas pessoas que você já conhece. Lembra dos números em seu celular ou dos cartões que você trocou em eventos profissionais? Mantenha eles por perto!

Desse modo, separe aqueles contatos que você acha interessante e mande uma mensagem por e-mail, Whatsapp ou os adicione nas redes sociais. 

Não precisa focar em grandes números de contatos, mas sim na relevância e importância que cada um deles pode oferecer ao seu negócio ou carreira.

Seja ativo

linkedin

De nada adianta você ter uma rede de contatos se não está em constante atividade com ela. Uma boa forma de se manter ativo é atualizar as redes sociais. 

O Linkedin é uma excelente plataforma para quem quer ampliar os contatos profissionais. Ela proporciona contato ativo com pessoas que você já estabeleceu um networking, bem como, dá oportunidade para que novas empresas localizem seu perfil. 

Seja ativo, realizando postagens, comentários e conversando com sua rede de amigos. Quanto mais visibilidade você tiver nas redes sociais, maior será a chance de você desenvolver sua habilidade de como fazer networking. 

Inicie o contato da forma correta 

Cada pessoa tem uma forma diferente para um início de relação. Nesse sentido, a primeira abordagem na construção de um networking deve ser realizada com cautela. 

Se a pessoa tiver um perfil mais extrovertido, o primeiro contato tende a ser mais natural e menos desafiador.  Por outro lado, no caso das pessoas tímidas, a estratégia deve ser diferente, para evitar uma invasão de espaço. 

Para ter um bom início de networking o ideal é sempre tomar a atitude antes de ser abordado por alguém. Esse comportamento gera mais confiança e passa mais credibilidade à pessoa. 

Atualmente, as redes sociais se tornaram uma grande oportunidade para essa aproximação. 

Busque estudar assuntos que possam ser debatidos de forma natural e interessante e pratique uma comunicação aberta e diferenciada. 

Não desapareça

Não basta ser ativo por um momento e depois desaparecer! Mesmo que você seja tímido, é preciso ultrapassar essa barreira e manter comunicação e atividade com seus contatos. 

Por isso, quando possível, faça encontros presenciais para uma maior interação pessoal. Não deixe de comparecer a feiras, palestras e até mesmo de se matricular em cursos.

Você também pode treinar a habilidade de como fazer networking de modo virtual. Basta participar de meetings ou até mesmo manter sua rede social em constante atividade. 

Nesse sentido, nada de fazer postagens esporádicas. Faça um calendário de publicações, para se organizar melhor. O ideal é fazer duas publicações por semana em suas redes sociais.

Faça networking em um coworking

Networking em um coworking é uma das melhores formas para ampliar a sua rede de contatos. 

Você terá interação constante com diversas pessoas de vários ramos profissionais diferentes.

O local é planejado para permitir que pessoas e empresas mantenham as suas atividades de forma compartilhada. Por isso, ele oferece uma boa estrutura, como internet, banheiros, sala de reuniões, refeitório e outros. 

Além de ser uma maneira de manter as atividades das empresas de forma otimizada e com economia de custos, também é ótimo para ampliar a rede de contatos!

O coworking segue o conceito que tem como objetivo a união de profissionais que queiram trabalhar em um espaço colaborativo, dividir custos e outras responsabilidades. 

Ele possibilita a troca de ideias entre pessoas das mais variadas formações e bagagens profissionais e culturais. 

Com a tecnologia e o surgimento de startups e novas formas de trabalho, o coworking é um modelo de negócio que tende a crescer muito nos próximos anos, permitindo mais oportunidades e comodidade para profissionais e empresas.

Além das estações de trabalho e salas privativas, os coworkings também oferecem outras opções para utilização dos espaços, como:

  • Sala de reuniões: a sala exclusiva para reuniões também é uma opção oferecida por alguns espaços.
  • Sala de treinamentos: precisa oferecer treinamentos para seus colaboradores, parceiros ou clientes? No coworking também é possível contratar essa opção.

Se você quer um espaço compartilhado para trabalhar e também ampliar as chances de como fazer networking, você pode contar com a SpaceJob!

Aqui você conta com coworking e salas privativas elaboradas para o bom desempenho de seu trabalho, de forma econômica e eficiente. 

Então, se quiser ficar por dentro de conteúdos sobre business e coworking, acompanhe sempre o blog do SpaceJob!

COMENTE