Como ter certeza de que o cliente irá pagar
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Como ter certeza de que o cliente irá pagar

Se você é um freelancer ou um novo empreendedor, receber pontualmente o pagamento de um cliente é fator decisivo para não fechar as portas. Veja algumas dicas para garantir que seu trabalho será renumerado como o combinado: 1. Tenha uma política de pagamento Ter uma política de pagamento não só deixa tudo claro e organizado, como também mostra profissionalismo. Sua política deve abranger especificações, como: – Termos de pagamento e penalidades em caso de atraso; – Sua estrutura de custos: quanto cobra por hora, mês, por projeto, etc; – Métodos de pagamentos aceitos; – O processo que será seguido em caso de pagamento atrasado ou não cumprido. 2. Saiba identificar os maus clientes É melhor prevenir do que remediar. Evite aqueles barganhadores que tentam pechinchar além do aceitável. Confie no seu preço e só aceite negociar até certo ponto. No futuro, esses descontos exagerados vão te custar mais do que um cliente perdido. Fique atento a potenciais clientes que não “entendem” o que você faz. Comentários como “eu ouvi que preciso dos seus serviços, mas não estou bem certo” podem ser uma bandeira vermelha. Se eles estão hesitantes em assinar um contrato, desconfie ainda mais. Prefira clientes que sabem o que querem e sabem que você é a pessoa certa para aquele serviço. Outra dica é procurar referências sobre seus futuros clientes e seu histórico com pagamentos. 3. Saiba como cobrar pelo pagamento Apesar de todas as precauções, é possível que um cliente venha a atrasar algum pagamento. Nesse caso, é preciso saber como ir atrás da dívida. Entre em contato imediatamente: mesmo que você sinta que deva esperar algumas semanas, é melhor ligar após alguns dias. Quanto mais o tempo passa, menor é a chance de você receber. Entre em contato (de preferência por telefone) e avise educadamente que o pagamento está atrasado. Após 30 dias, insista: como sugerido anteriormente, sua política de pagamento deve especificar os termos em caso de atraso. Após um mês, reforce suas taxas na hora de cobrar. Continue em contato: infelizmente, insistência é preciso para fazer alguns clientes pagarem. Continue a cobrar por telefone e por e-mail para saber da situação. Relembre, mais uma vez, sobre as multas do atraso. Em caso de grande atraso, mande uma carta de intimação: caso o problema continue, faça (ou melhor, peça para um advogado fazer) uma carta intimando o (agora provavelmente ex) cliente pagar. Especifique as ações legais que serão tomadas caso você não receba até determinada data. Contrate uma agência de cobrança: essa deve ser a última alternativa, já que você também irá gastar para executá-la. E só deve ser feita em caso de grandes quantias não pagas após 90 dias de atraso.

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