× HOME UNIDADES SOBRE BLOG CONTATO
WhatsApp PRIME: (31) 98224.7000 WhatsApp RAJA: (31) 98224.7000 WhatsApp STO AGOSTINHO: (31) 99595.1914

Estação de trabalho: o que é e como montar a sua?

Estação de trabalho: o que é e como montar a sua?

AUTOR

flavio

DATA

02/09/2021

COMENTÁRIO

  • (0)
  • Comentário

A estação de trabalho, que pode ser a sua mesa ou até mesmo todo o escritório, influencia na produtividade e pode inclusive impedir bons resultados. 

Ter um ambiente de trabalho bem organizado e equipado é fundamental para que a produção seja de qualidade.

Sabe aquela pessoa que gosta de deixar tudo em volta do computador bagunçado? Incomoda, não é mesmo? Imagine então que você esteja em um coworking em BH e que todos dividam uma mesma mesa. Ninguém vai querer esse espaço desorganizado.

Para evitar qualquer infortúnio, vamos mostrar neste artigo como montar uma estação de trabalho apropriada, que corresponda às boas práticas de organização e produção dentro de uma empresa.

Continue aqui e entenda mais sobre o assunto!

O que é estação de trabalho?

Estação de trabalho é basicamente a mesa onde você desenvolve as suas atividades para uma empresa. Pode ser também todo o escritório, ambiente compartilhado por funcionários para desempenharem suas respectivas funções.

É comum que os colaboradores dividam uma mesa para trabalhar, ainda mais quando são do mesmo setor. Se você presta serviços para a área de marketing, é muito provável que sente próximo aos outros funcionários do seu time.

Líderes e chefes geralmente têm uma única estação de trabalho. Ou seja, não dividem o espaço com outros colaboradores. 

É essencial que esse local seja bem organizado e tenha todos os equipamentos necessários. Se você precisa imprimir documentos com frequência, a presença de uma impressora com folhas e tinta disponíveis é muito importante, por exemplo.

APROVEITE E LEIA / O QUE PRECISA SABER ANTES DE ALUGAR UM ESCRITÓRIO?

Como montar uma estação de trabalho produtiva?

Para montar uma estação de trabalho produtiva são necessários aparelhos que ajudem na produção, como também organização.

De nada adianta ter um excelente computador, todos os itens de papelaria disponíveis e outros recursos, se o espaço fica sempre bagunçado (ou vice-versa). Além de gerar irritação nos funcionários, pode também atrapalhar na produtividade.

Por isso, separamos aqui algumas dicas essenciais para a montagem de uma estação de trabalho produtiva:

  1. Organize a sua mesa de trabalho

Coloque como primeira meta organizar a sua mesa. A estação de trabalho, para incentivar o funcionário, precisa estar com tudo no lugar.

Quem nunca precisou de uma caneta e não achava em cima da sua mesa? É um pequeno problema, que pode causar muito estresse durante o dia.

Por isso, sempre deixe a estação bem organizada não só para você, mas também para os outros funcionários que trabalham ao seu lado. Incentive também que os demais colaboradores sigam essa prática diária.

  1. Tenha agenda com atividades do dia

agenda com atividades do dia

Ter uma agenda pode ser mais útil do que você imagina. Além de registrar tudo que você fez dentro da empresa, serve também como um lembrete para as próximas atividades.

A sua agenda pode ser física, como as pessoas tradicionais fazem. Mas, se preferir, existe a opção de agendas digitais, como as ferramentas do Google ou outros aplicativos para marcação de tarefas.

  1. Deixe apenas itens necessários na mesa

Ainda em relação à organização da estação de trabalho, é fundamental que a sua mesa tenha apenas os itens mais importantes para produção.

Se você coloca uma impressora ao seu lado, mas nunca usa ela, está apenas gastando espaço. Deixe a mesa ou todo o ambiente livre. Coloque à sua disposição somente aquilo que ajuda no desenvolvimento das atividades dentro da empresa. 

Além de dar a sensação de “abarrotado”, você pode ficar perdido na hora de encontrar qualquer outro utensílio.

  1. Evite o uso de celular durante a produção

evite celular

Nada de celular na estação de trabalho! Ele pode ser o braço direito em alguns momentos, mas o acesso constante às redes sociais atrapalha na produtividade.

Segundo uma pesquisa divulgada pela BBC, a concentração média das pessoas que mexem com frequência nos smartphones durante o trabalho é de apenas 5 minutos. 

O que você pode fazer para diminuir o problema é checar as suas mensagens e redes antes de uma atividade importante. Logo depois, evite ficar mexendo no celular, silenciando o aparelho.

Estação de trabalho em escritório X home office

A estação de trabalho no escritório e no home office são diferentes. Até então, antes das mudanças que a pandemia da Covid-19 trouxe para o mundo, não era comum ter um espaço para trabalhar dentro de casa.

Já os escritórios eram desenvolvidos para melhorar a experiência do colaborador. Ninguém precisava se preocupar com os equipamentos ou barulho, já que era um ambiente configurado para aumentar a produtividade dos funcionários.

Com a necessidade de ficar em casa, houve um choque de realidade. As estações de trabalho no home office eram totalmente inapropriadas. Muitos negócios nem mesmo suportaram esse formato e entraram em falência.

Atualmente as pessoas buscam equipar o espaço de trabalho em casa e assim ter um ambiente melhor para produção. Mas os desafios do home office ainda são uma tarefa difícil.

Se você está em busca de deixar a estação de trabalho mais adequada, procure colocar em prática as 4 dicas que destacamos. Ter organização e os equipamentos necessários são essenciais para um desempenho de qualidade.

Conclusão

A sua estação de trabalho pode ser apenas a mesa ou todo o escritório. Mas, independente do formato, é primordial manter esse espaço organizado e com os equipamentos mais importantes ao lado.

Além de deixar o ambiente livre, permite que você ache qualquer item com facilidade e não fique irritado com a desorganização. Podem parecer problemas simples, mas eles impedem que a concentração se mantenha fixa em uma atividade.

Quanto menor for a sua concentração em uma tarefa, menos produtivo é o seu serviço. Por isso, a estação de trabalho é muito mais que um lugar, mas uma forma de incentivar a sua atuação. 

Se você curtiu o assunto e quer saber mais sobre local de trabalho, produtividade e outros temas como esse, continue no blog da Space Job e leia mais sobre diversos assuntos.

COMENTE