× HOME UNIDADES SOBRE BLOG CONTATO
WhatsApp PRIME: (31) 98224.7000 WhatsApp RAJA: (31) 98224.7000 WhatsApp STO AGOSTINHO: (31) 99595.1914

O que é coworking? Saiba mais sobre esse novo jeito de trabalhar

O que é coworking? Saiba mais sobre esse novo jeito de trabalhar

AUTOR

flavio

DATA

30/04/2021

COMENTÁRIO

    Comentário

O que é coworking? Você já se fez essa pergunta? Também chamado de trabalho colaborativo ou cooperativo, o coworking é uma forma de compartilhar espaços e recursos de escritório com outras empresas e trabalhadores autônomos (freelancers).

Ou seja, escritórios físicos onde diversos profissionais e empresas podem compartilhar os ambientes comuns e as despesas, conforme a utilização. Quer saber mais?

Então confira neste post: o que é coworking, seus benefícios e mais curiosidades sobre esse novo jeito de trabalhar!

Afinal, o que é coworking?

A pergunta sobre o que é coworking pode ser respondida, resumidamente, como um movimento de pessoas que buscam trabalhar de forma colaborativa, desenvolvendo seus negócios e projetos em espaços compartilhados.

Além dos espaços comuns, o profissional ou empresa pode escolher em utilizar estações de trabalho compartilhadas, ou escritório com sala privativa, sendo esse último ideal para empresas e seus colaboradores.

Qual o objetivo do Coworking?

O coworking é um conceito que tem como objetivo a união de profissionais que queiram trabalhar em um espaço colaborativo, dividir custos e outras responsabilidades, como aluguel, além de permitir a troca de ideias entre pessoas das mais variadas formações e bagagens profissionais e culturais.

Como o coworking surgiu?

O conceito surgiu nos Estados Unidos, o termo foi criado por Bernie de Koven, em 1999. Entretanto, foi o engenheiro de software, Brad Neuberg, que utilizou esse termo para nomear o primeiro coworking.

Brad Neuberg e seus amigos foram responsáveis pelo primeiro coworking do mundo, chamado “Hat Factory”, fundado na cidade de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos.

Dessa forma, o escritório Hat Factory permitiu que profissionais que queriam compartilhar experiências e espaços físicos de trabalho, tivessem essa oportunidade.

Desde então, o conceito ganhou cada vez mais adeptos e cresceu, tanto nos Estados Unidos, quanto em diversos países e continentes.

Sem dúvida, a troca de ideias e experiências, o networking e a liberdade são algumas das maiores vantagens de utilizar o coworking como modelo de trabalho e que fazem muitos profissionais e empresas migrarem para essa opção.

Quais são os benefícios do Coworking?

O coworking oferece muitos benefícios tanto para o profissional freelancer, quanto para empresas e empreendedores. Alguns dos principais benefícios são:

Diminuição de custos

Os custos com aluguel, água, luz, internet, além dos contratos que muitos desses serviços possuem, acabam deixando um custo alto para empresas e profissionais.

No coworking, esses custos diminuem consideravelmente, pois são divididos entre todos os coworkers (profissionais que usam o espaço).

Ter um endereço comercial

Ter um endereço comercial é necessário para qualquer empresa, seja para ter mais credibilidade no mercado, ou até mesmo para utilizá-lo nos materiais de divulgação do profissional, como cartões de visitas, sites, entre outros.

o que e coworking endereco comercial

Assim, ao utilizar o coworking, é possível ter mais esse benefício, com um custo bem menor comparado a locação de uma sala comercial e todos os custos envolvidos.

Imagem da empresa

Os coworking possuem estrutura completa para empresas e autônomos, melhorando a imagem da empresa e ajudando a se destacar no mercado.

Networking

O networking é ampliado em um coworking, beneficiando empresas e profissionais, que podem atuar de forma colaborativa e até fechar mais negócios estando em um ambiente apropriado e com espírito inovador, empreendedor e projetos, ampliando as oportunidades, serviços e parcerias entre empresas e profissionais das mais diversas áreas.

Quem pode usar um espaço de coworking?

Qualquer  pessoa interessada pode utilizar um espaço de coworking, porém, esses locais são mais utilizados por:

Empresas de tecnologia e comunicação

Empresas de tecnologia, comunicação e marketing são as que mais utilizam os espaços de trabalho compartilhados. Por ser um ambiente propício à inovação e a troca de ideias, esses negócios se adaptam perfeitamente a esse modelo de trabalho.

Profissionais autônomos

Os autônomos que querem ter mais contato com profissionais da sua área ou de outras, tem no coworking uma boa opção. Além de alguns desses espaços também permitirem o atendimento a clientes.

Mesmo assim, os coworkings podem ser utilizados por qualquer profissional, empresa e setor que se identifique com esse conceito.

Saiba quanto custa um espaço de Coworking

O valor de um coworking pode variar conforme a necessidade do profissional ou empresa.

Principais pontos que influenciam no valor para utilizar um coworking:

Período de utilização: o tempo para utilizar os espaços de coworking pode variar, de acordo com as necessidades do profissional ou empresa. Os coworkings, de forma geral, permitem a utilização do local por dia ou mensal.

O contrato mensal costuma ter um valor menor que a diária. Todavia, ambos são boas opções para empresas e profissionais que precisam utilizar os escritórios ou as estações de trabalho oferecidas no coworking.

o que e coworking espaco de escritorio com mobiliario

Espaço: outro ponto que influencia no valor do coworking é o espaço utilizado, como:

Estações de trabalho: além de conseguir ampliar seus contatos, melhorando seu networking, as estações de trabalho permite compartilhar espaços com diversos profissionais e empresas, aproveitando de diversas comodidades, como:

  • Mesa e cadeira de escritório
  • Secretária
  • Acesso à internet
  • Impressora
  • Telefone
  • Café
  • Água

Salas privativas: as salas privativas são indicadas para empresas ou grupo de profissionais que queiram trabalhar de maneira mais privativa.

As salas privativas oferecem muitas comodidades para os coworkers, como:

  • Salas mobiliadas, com móveis de escritórios, prontos para o uso de computadores e equipamentos
  • Recepção
  • Internet
  • Impressora
  • Telefone
  • Café e água

A quantidade de coworkers em salas privativas e nas estações de trabalho pode variar conforme o coworking. Entretanto, em média, as estações comportam um número maior e diverso de pessoas, enquanto as salas privativas comportam um grupo ou colaboradores de uma empresa, entre 4 a 10 pessoas.

Portanto, além da localização e outros pontos, o período e espaços utilizados são as principais considerações para definir o valor do serviço.

Além das estações de trabalho e salas privativas, os coworkings também oferecem outras opções para utilização dos espaços, como:

Sala de reuniões: a sala exclusiva para reuniões também é uma opção oferecida por alguns espaços.

Sala de treinamentos: precisa oferecer treinamentos para seus colaboradores, parceiros ou clientes? No coworking também é possível contratar essa opção.

Conclusão

Com a tecnologia, startups e novas formas de trabalho, o coworking é um modelo de trabalho que tende a crescer muito nos próximos anos, permitindo mais oportunidades e comodidade para profissionais e empresas.

Gostou de saber o que é esse conceito, como funciona este inovador modelo de trabalho e os seus benefícios?

Então, se quiser ficar por dentro de conteúdos sobre business e coworking, acompanhe sempre o blog do SpaceJob!

COMENTE